O que esperar dos preços de imóveis em 2015

A estabilidade chegou em 2014, depois de anos consecutivos de aumentos acima da inflação. Recuperação do mercado virá somente após os ajustes na economia

Parecia que a escalada no valor do imóveis seria infinita. Mas depois de subir bem acima da inflação nos últimos anos, os preços desaceleraram em 2014, quando o ritmo de alta passou a acompanhar mais de perto a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira.

A perspectiva de especialistas do mercado imobiliário é de estabilidade no comportamento dos preços dos imóveis neste ano. Afinal, será um ciclo de aperto nos gastos do governo, de juros altos para segurar a inflação resistente, crédito restrito e um mercado de trabalho mais morno.

Por isso, em 2015 não se espera uma reversão forte nos preços em relação à inflação. Mas também não há no horizonte a perspectiva de uma queda acentuada. Tudo vai depender da condução das reformas aguardadas na economia, que devem trazer de volta o crescimento em 2016 e, no mais tardar, 2017.

“Não me surpreenderia com um ritmo de aumento abaixo da inflação este ano, mas ficaria surpreso com uma queda de preços”, diz Bruno Oliva, economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O Índice FipeZap, que é uma média de imóveis residenciais anunciados em 20 cidades brasileiras, mostra que em 2014 o preço subiu 6,70%.

O percentual ficou um pouco acima de 6,39%, que é a inflação estimada pela pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central com analistas do mercado financeiro. Um ganho real (descontada a inflação) no ano de 0,31%, praticamente estável em relação ao índice de preços.

Fonte: Diário do Comércio

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio!

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.