Caixa institui registro eletrônico de contratos de imóveis em São Paulo

Medida que deve garantir a redução do tempo para liberação do financiamento imobiliário no Estado

Projeto piloto da Caixa Econômica Federal, em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), reduz de 30 para cinco dias o prazo de registro dos documentos no Estado de São Paulo. Agora, o registro dos contratos habitacionais em agências localizadas no Estado é eletrônico, o que deve garantir a redução do tempo para liberação do financiamento imobiliário na região.

De acordo com a Caixa, a iniciativa permite que os clientes de financiamentos habitacionais do banco tenham uma significativa redução no prazo do registro do imóvel e não necessitem ir ao cartório registrar o contrato. Pelo novo modelo, a instituição envia o contrato eletronicamente para o cartório de imóveis.

A solução tecnológica também garante mais segurança ao processo e a redução do uso de papel. “Esta é uma inovação trazida pela Caixa. O cliente não precisa levar o contrato no cartório e depois voltar para buscá-lo registrado. Tudo é feito de forma digital, com assinatura eletrônica, eliminando o risco de fraudes e reduzindo a quantidade de contratos em papel emitidos pelo banco”, avalia o diretor de Habitação da Caixa, Teotonio Rezende.

Para ele, 2015 será um ano de aprimoramento do registro eletrônico, com o lançamento de novos projetos em várias regiões do País. A previsão é de que o sistema esteja funcionando de maneira abrangente em 2016.

Fonte : assessoria imprensa Caixa Econômica Federal

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio!

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.