Designer de interiores dá dicas para mudar ambientes de casas alugadas sem reforma

Colorir paredes, usar cortinas nas janelas e decorar os ambientes com quadros são opções baratas e dão cara nova ao imóvel alugado.

Por: Portal G1 – Caca Fagundes

Designer de interiores dá dicas para mudar ambientes de casas alugadas sem reforma 


Inquilinos e proprietários: essa relação está longe de ser perfeita. Questões envolvendo reformas e reparos nos imóveis são algumas das principais causas de desentendimento entre as partes. Para evitar situações tensas, o inquilino deve cuidar da casa ou apartamento como se fosse dele, mas como tornar o ambiente confortável e com a sua personalidade sem realizar mudanças significativas?

Aline Ferreira é estudante e mora em uma casa alugada há três anos. Por não saber ao certo quanto tempo ficará no local, evita mudanças drásticas. “Não fiz nenhuma alteração na casa. A única coisa que diz algo sobre mim é o mural de fotos no quarto, nada muito grandioso”, conta Ferreira.

Ela chegou a cogitar a hipótese de realizar pequenas alterações nos ambientes, porém, não sabe por onde começar. “Eu tenho vontade de deixar a casa mais com a minha cara, só que não tenho ideia do que fazer. O receio de enfrentar problemas com os proprietários me deixa insegura”, justifica a estudante.

Uma alternativa para dar cara nova aos ambientes sem o quebra-quebra das reformas é apostar na decoração. Colorir as paredes, colocar cortinas nas janelas e utilizar móveis versáteis são excelentes opções para quem mora de aluguel.

Alternativas de decoração

A designer de interiores Allana Bacci, de Sorocaba (SP), tem algumas dicas para tornar o imóvel alugado mais aconchegante e com a sua cara.

  • O aspecto de desgaste de alguns pisos é algo que incomoda alguns inquilinos. Uma solução para esse desconforto visual são os pisos laminados. Eles ficam suspensos e são fixados apenas pelo encaixe das réguas umas nas outras. Dessa forma, esse piso pode ser aplicado sobre qualquer superficie, desde que ela não tenha imperfeições. O piso laminado é uma ótima opção para imóveis alugados, já que é fácil de ser removido.

Revestimento camufla imperfeições e traz sofisticação aos ambientes. Projeto idealizado por Allana Bacci  (Foto: Pedro Alexandre / DecPisos)Revestimento camufla imperfeições e traz sofisticação aos ambientes. Projeto idealizado por Allana Bacci  (Foto: Pedro Alexandre / DecPisos)

Revestimento camufla imperfeições e traz sofisticação aos ambientes. Projeto idealizado por Allana Bacci (Foto: Pedro Alexandre / DecPisos)

  • Os revestimentos de cozinhas e banheiros também causam incômodo. Neste caso, a melhor solução é o adesivo azulejo. Esse material pode ser fixado por cima do revestimento já existente e pode ser substituído com frequência. Além de bonitos, os azulejos adesivos são fáceis de serem colocados e higienizados.

Azulejos adesivos são uma ótima opção para esconder as imperfeições dos revestimentos antigos. O projeto é da Design Allana Bacci (Foto: José Neto)Azulejos adesivos são uma ótima opção para esconder as imperfeições dos revestimentos antigos. O projeto é da Design Allana Bacci (Foto: José Neto)

Azulejos adesivos são uma ótima opção para esconder as imperfeições dos revestimentos antigos. O projeto é da Design Allana Bacci (Foto: José Neto)

  • Você não gosta das janelas do imóvel alugado? Não precisa se desesperar, uma simples cortina resolve o problema e o melhor: sem quebra-quebra. Seguindo a mesma ideia de disfarçar imperfeições e deixar o visual mais aconchegante, as cortinas são excelentes opções para deixar o seu ambiente mais convidativo.

Além de controlar a luminosidade dos ambientes, as cortinas escondem imperfeições das janelas (Foto: Allana Bacci/ Arquivo pessoal)Além de controlar a luminosidade dos ambientes, as cortinas escondem imperfeições das janelas (Foto: Allana Bacci/ Arquivo pessoal)

Além de controlar a luminosidade dos ambientes, as cortinas escondem imperfeições das janelas (Foto: Allana Bacci/ Arquivo pessoal)

  • Os imóveis estão cada vez menores e, às vezes, precisamos abrir mão de alguns objetos por falta de espaço. Por isso, é interessante investir em móveis multifuncionais, como mesas de apoio que viram bancos e sofás-cama. Os ambientes ficam aconchegantes e os móveis podem ser reaproveitados em outro imóvel.

Mesa de apoio passa despercebida quando não está em uso (Foto: Divulgação)Mesa de apoio passa despercebida quando não está em uso (Foto: Divulgação)

Mesa de apoio passa despercebida quando não está em uso (Foto: Divulgação)

  • Composições de quadros tornam o imóvel aconchegante e cheio de personalidade. Mas muita gente desiste da ideia por medo dos buracos que os pregos causam nas paredes. Esse problema pode ser evitado com o uso de fitas adesivas dupla face. Algumas fixam objetos de até cinco quilos.

Livre-se dos pregos usando fita adesiva dupla face (Foto: Allana Bacci/ Arquivo pessoal)Livre-se dos pregos usando fita adesiva dupla face (Foto: Allana Bacci/ Arquivo pessoal)

Livre-se dos pregos usando fita adesiva dupla face (Foto: Allana Bacci/ Arquivo pessoal)

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.