Quais os riscos de deixar de pagar o condomínio?

Morar em prédios ou em condomínios fechados é o que pode existir de melhor, principalmente para quem preza pela boa segurança. Famílias e casais jovens acabam preferindo esses locais por conta  disso. No entanto, o que pesa realmente é o pagamento de um valor para o condomínio, todo mês. Claro que há a necessidade por alguns itens de lazer dispostos no local , como uma piscina, quadras poliesportivas, academias, serviços de limpeza, além da conta de água, luz, gás, geralmente estarem inclusas e serviços de segurança. São adicionais que valem muito a pena serem pagos por facilitarem a vida como um todo. Mas os condomínios sofrem muito com as inadimplências de seus moradores. E isso acontece aos montes – muito mais do que você imagina. Muitos moradores por falta dinheiro, claro, podem deixar de pagar o condomínio, dando uma boa dor de cabeça aos responsáveis pela administração. Em questões assim, até os adimplentes sofrem por aqueles devedores, porque o local deixa de ter condições de dar um bom serviço a seus moradores, pela falta de orçamento.

Desse modo algo precisa ser feito com os devedores e esse é um momento difícil, tanto para o síndico quanto para o corpo diretivo do condomínio. Apresentar as consequências é um momento delicado, mas que é necessário, afinal, não é justo com os adimplentes. Desse modo veja uma listagem, de casos como esse, para saber o que virá pela frente. Evite a falta de pagamento, pois os problemas podem ser muito grandes…

condominio

Recebimento de multa de 2%, juros em cima do valor do condomínio e proibição de votar

Quando o pagamento está em atraso, o condomínio pode cobrar uma multa de 2% aos devedores com juros de 1% ao mês. Ou seja, o valor vai ficar ainda mais pesado e a isso só irá se acumular durantes os próximos meses, como se fosse uma bola de neve, ficando cada vez maior. Além disso, os moradores inadimplentes podem ser proibidos de votar em questões que envolvam o condomínio.

A penhora do imóvel – e o caso vai ficando mais grave…

O momento da penhora é o ponto principal – e crítico – da unidade devedora a ação judicial. Esse é o ultimo ponto antes que o condomínio receba seus atrasados. Chegar a este ponto significa que algo não está bom, de fato, e você precisará começar a pensar como resolver isso o mais rápido possível antes de perder o imóvel.

Multa depois de ir a justiça

Se o pagamento não for feito mesmo após as ações judiciais, o valor será acrescido com mais 10%. Lembrando que esses 10% serão em cima do valor total devido, já com os juros dos outros meses. Portanto, a conta não vai ser baixa.

Fonte: revista Eletrônica Imovelweb

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.