Moradia do tipo Lego reduz os custos de construção no México

“Quero que você veja isso!”, insiste Emilio Cohen Zaga antes de começar a entrevista e clicar em um vídeo do Youtube. Nele pode-se ver como uma residência de dois andares foi construída em 85 horas, com todos os seus acabamentos, utilizando painéis -, para uma exposição. Por este projeto, a Builtec, empresa com sede em Schaumburg, Illinois (EUA), dirigida por Cohen, recebeu uma menção de reconhecimento da Comisión Nacional de Vivienda (Conavi) em 2013.

MagPanel é um sistema de construção a seco, por meio de painéis interconectados por perfis. Ele elimina o uso de materiais convencionais como cimento, tijolos e barras de ferro, com a redução em 20% nos custos de construção de uma casa, estima o CEO da Builtec.

Os painéis são formados por duas placas fabricadas principalmente com magnésio e fibra de vidro, e também com poliestireno expandido. Na fabricação dos painéis, Cohen Zaga retomou uma fórmula utilizada pelo governo chinês para isolar depósitos de munições. O resultado foi uma espécie de concreto mais durável, flexível, térmico e à prova de fogo, tremores de terra e furacões, garante o diretor.

“É como construir com um Lego. Se uma peça não se encaixa é porque não é dali. O sistema é muito fácil de montar. Quem desejar construir pode fazê-lo com o manual de instalação. Não há forma, nem lixo ou desperdício.”

Ele garante que com esse sistema é possível construir 300 casas em um mês, e resolver assim a crise de moradia em zonas afetadas por inundações e outros desastres, como aconteceu em Guerrero (no México), onde os furacões “Ingrid” e “Manuel” destruíram cerca de 12.000 casas.

Além de eliminar o uso de materiais convencionais, a fabricação dos painéis pode ser feita no mesmo local da obra, já que a planta é transportável e operada por no máximo de três pessoas. O sistema também foi premiado na Europa e conta com o certificado da Agência Nacional Mexicana de Padronização e Certificação de Construção e Edificações (ONNCCE).

Além dos benefícios às zonas afetadas, Cohen não perde de vista seu verdadeiro mercado: os 70% dos mexicanos que decidem ampliar suas casas ou construí-las por conta própria, por não terem acesso ao crédito do Instituto del Fundo Nacional de la Vivenda para los Trabajadores (Infonavit) ou ao financiamento das construtoras.

Para esse grupo, o empresário formou uma aliança com o grupo Tu Meta de Guadalajara para financiar residências ao gosto do cliente.

Fonte: Valor Economico

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio!

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.