Índice de reajuste do aluguel sobe 0,55% na 1ª prévia de julho, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,55% na primeira prévia de julho, ante avanço de 1,12% na primeira prévia do mesmo índice de junho. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 11, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula aumento de 6,49% no ano e avanço de 12,05% em 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de julho. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,47%, após a alta de 1,55% na primeira prévia de junho. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,28% na leitura anunciada nesta segunda-feira, após subir 0,35% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 1,69%, após registrar aumento de 0,08% na mesma leitura do mês passado.

O IGP-M é muito usado para reajuste dos contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 30 de junho. No dado fechado do mês passado, o IGP-M subiu 1,69%.

IPA e IPI

A inflação no setor agropecuário desacelerou no atacado. Os preços subiram 0,60% na primeira prévia do IGP-M de julho, após alta de 3,23% na primeira prévia de junho, diz FGV. A inflação industrial atacadista também teve desaceleração, com alta de 0,42% na leitura anunciada hoje, ante 0,89% na mesma prévia do mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 2,27% na primeira prévia de julho, após a alta de 0,32% em igual prévia de junho.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram alta de 0,68% na leitura anunciada nesta segunda-feira, após subirem 1,37% na primeira prévia do mês passado. Já os preços das matérias-primas brutas tiveram queda de 1,84%, ante a alta de 3,21% na mesma leitura do mês de junho.

Fonte: DCI

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.