Sete dicas certeiras para organizar os brinquedos da criançada

Sugestões da rede social Pinterest: caixas que arrumam e decoram
Sugestões da rede social Pinterest: caixas que arrumam e decoram Foto: Reprodução/Pinterest

Por: portal G1 – Ana Carolina Diniz

Brinquedos espalhados por todos os lados. Esta é, normalmente, a realidade de um quarto infantil. Mas papai e mamãe não devem ser desesperar: com calma, criatividade, algumas regrinhas e contando com a ajuda dos pequenos, é possível tornar o ambiente mais organizado e acabar com o caos.

Veja abaixo alguns conselhos da personal organizer Priscila Caminha, do blog Amo Organizar.

1- Incentivo

Comece desde cedo. Ensine ao pequeno como e porque guardar os brinquedos.

2- Cada coisa em seu lugar

A regra básica para organização também vale para os brinquedos e facilita muito o processo de aprendizado e a habituar a criança à organização. Seu pequeno vai saber onde guardar cada brinquedo. Crie etiquetas com figuras para os menores de forma que identifiquem com facilidade onde guardar cada brinquedinho.

3- Decoração

Sabe aqueles brinquedos grandes que você não sabe onde pôr? Utilize-os como adornos decorativos. Separe prateleiras ou nichos e bote-os ali. Se ficar um do lado do outro, sem amontoar, o ambiente vai parecer limpo e organizado.

4- Rodízio

Você não precisa deixar todos os brinquedos acessíveis para a criança ao mesmo tempo. Crie um sistema de rodízio semanal. Tenha um cesto grande, em local de fácil acesso, com alguns brinquedos. Na semana seguinte, substitua por outros brinquedos, que antes estavam guardados, fazendo que com que a criança brinque apenas com aqueles que estão disponíveis naquela semana.

5- Doação

As crianças crescem rapidamente e perdem roupas na mesma velocidade. Também “passam da fase” de alguns brinquedos, que acabam de lado, apenas ocupando espaço no quarto. Porque não se sentar com os pequenos e separar as peças que podem ser doadas? Ensine a importância de desapegar e doar.

6- Limpeza

Para os brinquedos de plástico, de borracha e de madeira, o aconselhável é uma limpeza semanal. Pelúcias e bonecos de pano podem ser lavados e higienizados uma vez por mês ou quinzenalmente. Após a limpeza, é importante guardar os brinquedos em caixas plásticas, nos armários, para mantê-los limpos por mais tempo.

7- Canto do desenho

Deixe à mão materiais diversos, como lápis, giz de cera, borracha e canetas hidrocor. Guarde esses itens em caixinhas organizadoras, estojos, potes plásticos ou latas.

8 – Livros e gibis

Podem ser organizados em porta-revistas ou prateleiras. Mas é preciso manter o fácil acesso, para que o hábito de leitura seja estimulado na criança.

 

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.