Placas eólica e solar viram diferencial em edifícios

A energia eólica associada a placas coletoras solares já se tornaram um diferencial em dois edifícios de três andares na praia do Novo Campeche, em Florianópolis (SC). Com estas fontes de energias renováveis – sol e vento -, cada morador tem obtido redução de 50% em comparação ao consumo de aquecimento convencional da água.

A Asas Incorporações e Habitat, empresa responsável pelo empreendimento Neo Next Generation, estima que a tecnologia usada nas obras garante 100% de água quente nos apartamentos e nas áreas de convivência dos espaços. Isso porque a energia captada dos ventos via hélice de eixo vertical funciona com eficiência associada às placas solares nos dois edifícios na praia catarinense.

Ao DCI, o arquiteto Jaques Suchodolski, proprietário da Asas Incorporações, afirmou que ao utilizar soluções sustentáveis, a empresa está inserida em uma forte tendência do mercado, de buscar agregar valor ao setor de construção civil. Apesar disso, ele explica que diferentemente do que muitos pensam, a alta de custo na obra não é tão impactante.

Entre seus projetos, ele estima que as técnicas sustentáveis incrementem de 3% a 6% os gastos. “E isso falando de uma obra espetacular, como o Next Generation que tem muitos diferenciais, além de ambientes maiores do que a média do mercado na região, que é de nove metros quadrados o dormitório. O nosso tem 12 metros e já foi pensado realmente para um público mais diferenciado, do tipo padrão A”, disse o empresário.

A respeito do empreendimento estar inserido no conceito de técnicas sustentáveis, ele afirma que a proposta era também a de prover conforto direto. Se o imóvel for bem isolado, termicamente falando, isso vai permitir que se gaste menos energia com ar-condicionado ou com aquecimento durante os meses de inverno, explicou o empresário. “Sem falar que nossas hélices eólicas no topo dos prédios já estão iluminadas, proporcionando um espetáculo à parte durante o dia e a noite. Os moradores e visitantes do bairro se encantam com a beleza do movimento”, destacou.

Ramo hoteleiro

O próximo passo da Asas Incorporações é lançar na Grande Florianópolis um empreendimento hoteleiro, com soluções para manter baixas as contas de energia. “O custo das placas solares tem caído. No terreno onde vamos construir o hotel, a incidência de vento é menor, então a ideia é ter o predomínio de placas que transformem energia do sol em energia elétrica”, explicou.

Segundo Suchodolski, o empreendimento será o hotel residencial universitário Universe, um conceito que a empresa pretende administrar inicialmente, mas que não descarta depois buscar um parceiro especializado em gestão.

Shopping center

O segmento de centros de compras também tem ficado atento a estratégias de redução no consumo de energia e água, que oneram as operações. A climatização de um shopping chega a corresponder até a 50% da energia do local. A busca por um sistema para reduzir os custos para os lojistas foi a preocupação do Shopping RioMar, de Recife (PE).

A Arclima Engenharia, especializada em sistemas de climatização e responsável pela obra do empreendimento contratou equipamentos fornecidos pela Danfoss, multinacional dinamarquesa e líder na fabricação de componentes para refrigeração e controles eletromecânicos e eletrônicos. Conforme o gerente de vendas da Danfoss, Roberto Pereira Jr, ao investir em um moderno sistema de climatização, o empreendimento obteve economia de 35% na energia.

Fonte: DCI

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.