Imóveis à venda: como escolher o primeiro lar?

Por: blog Credipronto

 

Comprar um lar entre os imóveis à venda disponíveis para morar pode ser umas das mais importantes decisões da vida de uma pessoa. Por esse motivo, na maioria das vezes, não é uma escolha tão fácil de se fazer. Um lar, muitas vezes é o bem que demanda mais investimentos por parte do comprador.

Tenha em mente que existem fatores que devem ser colocados como prioridades de acordo com as suas necessidades. Com algumas dicas, comprar o primeiro imóvel pode se tornar uma tarefa mais simples.

 

O que avaliar no primeiro imóvel

Localização

Antes de escolher uma casa ou apartamento para morar, analise a localização, escolas e creches (caso tenha crianças na família) próximas, transporte público, hospitais, comércios e outras facilidades. É válido pesquisar alguns bairros de sua preferência, que combinem com o seu perfil e dos outros futuros moradores. Caso já tenha um bairro pré-definido, pesquise mais profundamente sobre ele, até mesmo ouvindo relatos de quem já mora no local há algum tempo. Pesquise também o preço médio do metro quadrado da região.

Vale lembrar que nem sempre o bairro que sonhamos morar é aquele que cabe no nosso bolso. Nesses casos, você pode optar por orçar em bairros vizinhos, que também podem ter opções variadas e que atendam suas necessidades.

Tipo de empreendimento

Entenda as reais necessidades que você carrega consigo e analise qual imóvel seria ideal para supri-las. Por exemplo: uma família com duas crianças e um casal, precisa de um local maior do que um casal sem filhos. Avalie os pontos positivos e negativos com relação à casa e ao apartamento, assim como locais “abertos” e condomínios.

Outra dúvida de quem vai comprar um imóvel para morar é se deve investir em um empreendimento na planta ou pronto. Algumas pessoas sentem receio ao comprar um imóvel que já está construído e já tiveram antigos donos, por conta de possíveis problemas futuros que podem ocorrer.

Por outro lado, o preço desse tipo de moradia, normalmente, é mais em conta do que de casa ou apartamento na planta. Para evitar imprevistos, faça uma boa vistoria na casa antes de fechar negócio, para confirmar que o imóvel está em bom estado.

Os imóveis na planta também têm seus pontos positivos. Começando a pagar cedo e pesquisando diversas construções, quase todos os processos podem ser negociados para que você realize o sonho da casa própria. Seja qual for a sua escolha, um lar requer cuidados e, algumas vezes, reparos, seja com o sistema hidráulico ou elétrico e com pinturas.

Avalie o imóvel

Depois de escolher um lar, avalie as condições estruturais e documentais. Vale conferir a rede elétrica, encanamentos e infraestrutura. Pense se vale a pena colocar as economias guardadas até agora nas reformas que estão pendentes, no caso de imóveis usados, ou se é melhor esperar um pouco para juntar mais dinheiro e comprar um lar mais caro, que não precise de tantos reparos imediatos.

Economizando para a compra do primeiro imóvel

O hábito de comprar parcelado força ainda mais as pessoas a comprarem a prazo. Ir em uma loja e sair sem deixar uma dívida é difícil. Porém, os que desejam comprar o primeiro imóvel devem fazer de tudo para arcar com os compromissos financeiros pendentes e acabar com as dívidas. Quanto mais comprar à vista neste período, melhor.

 

As economias acumuladas também podem auxiliar na compra do imóvel, principalmente na hora de dar entrada no valor total. Seu status financeiro é algo que pode mudar e, com dinheiro guardado, também é possível ficar um pouco mais distante dos cartões de crédito e cheques especiais. Não é indicado financiar mais de 50% do valor do imóvel, mas quanto maior for a entrada, menor será o tempo que passará pagando o empreendimento.

Reflita com atenção nos pontos citados e em itens que julgar necessário, uma vez que esse é um bem que exige grande participação por parte do consumidor.

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.