É possível financiar um imóvel ainda não quitado?

Por: credipronto.com.br

 Resultado de imagem para imóvel financiadoOs financiamentos imobiliários normalmente são de longo prazo, por vezes de até 30 anos. Só que muita coisa pode acontecer na vida de uma pessoa nesse tempo e não é incomum precisar vender o imóvel nesse período. Mas como financiar um imóvel ainda não quitado?

Muitos compradores, vendedores e até mesmo corretores de imóveis têm essa dúvida. Alguns, inclusive, acham que esse procedimento não é possível e que a única opção é que o comprador pague à vista e quite a dívida do financiamento.

Mas a verdade é que existe uma maneira de financiar um imóvel não quitado. Neste post, vamos ver em que condições isso é possível e como fazê-lo. Confira!

O que é um financiamento imobiliário ativo?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é um imóvel com financiamento imobiliário ativo. Trata-se de um imóvel que foi comprado pelo atual proprietário por meio de financiamento imobiliário e este ainda está em andamento, ou seja, as parcelas ainda não foram todas quitadas, havendo um saldo devedor para com a instituição financeira que concedeu o financiamento.

O que é IQ — Interveniente Quitante?

Existe um procedimento feito entre os bancos para a compra de um imóvel com financiamento imobiliário ativo chamado de Interveniente Quitante, também conhecido como IQ pelos profissionais da área. É um procedimento bem comum, porém com detalhes a serem observados.

Como funciona o IQ?

O comprador deve informar à instituição financeira na qual está pedindo o financiamento imobiliário de que o imóvel já é garantia de outro financiamento. A instituição vai solicitar algumas informações, como o saldo devedor do imóvel.O comprador deve solicitar essas informações ao vendedor do imóvel, que ficará responsável por obtê-las com a instituição pela qual seu imóvel está financiado.

Após a entrega da documentação, a instituição financeira que o comprador escolheu analisa as informações. Se a análise for aprovada, ela quita o financiamento anterior e faz um novo para o comprador. Lembre-se de que isso não é uma transferência de financiamento. Na verdade, parte do crédito obtido pelo comprador será usado para quitar o financiamento do vendedor.

Até aqui vale chamar a atenção para dois pontos. O primeiro é que o comprador está fazendo um novo financiamento, e todas as regras normais para concessão de crédito serão aplicadas normalmente: a instituição financeira vai analisar a capacidade do comprador de pagar aquele financiamento e a documentação do imóvel. Assim, o crédito só será concedido se os pré-requisitos forem atendidos.

O segundo ponto é uma consequência do anterior. Como é um novo financiamento, para uma outra pessoa, o valor das prestações do imóvel não será aquele que o vendedor pagava e, muito provavelmente, será consideravelmente maior. Isso porque as prestações são decrescentes. Assim, se o vendedor já pagava esse financiamento há alguns anos, o valor foi diminuindo nesse período. Já o comprador começará com um valor inicial mais alto.

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.