Decoração prática: 8 dicas básicas para transformar sua casa

Por: Blog SENAC SP

Colaboração:
Arlete Oliveira, docente do Senac Mogi Guaçu.

Decoração Prática: que tal colocar em prática o 'faça você mesmo"?
Decoração Prática: que tal colocar em prática o ‘faça você mesmo’?

Quem não quer viver em um ambiente charmoso, aconchegante e confortável? Acredite, não é preciso ter rios de dinheiro nem ideias mirabolantes. Com dicas simples e que cabem no bolso, é possível montar uma decoração prática e transformar sua casa no lugar acolhedor com que você sempre sonhou!

Antes de tudo, é importante esclarecer: uma boa decoração vai muito além da beleza. Claro que pode ser bacana ter móveis de grife, peças com design de referência e uma coisa combinando com a outra. Mas esse encanto todo pode ir por água abaixo caso o ambiente não seja funcional.

Por isso, fique atento aos seguintes aspectos: a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, o seu bem-estar. Afinal, não há nada melhor do que se sentir bem no seu espaço, não é mesmo?

Confira as nossas dicas de decoração prática

1 – Cuide dos detalhes técnicos

Couple measuring window blinds

Decoração Prática: medir os espaços é essencial. 

Esqueça a expressão “acho que cabe”. Antes de qualquer mudança, grande ou pequena, é fundamental medir móveis e cômodos da casa. Esse cuidado serve não só para planejar os ambientes, mas também para garantir que um possível novo mobiliário passe pelas portas, corredores e elevador (se houver).

Verifique se existem pontos elétricos e hidráulicos nos lugares em que eles serão necessários. De que adianta planejar o layout de um pequeno escritório, por exemplo, se não há tomadas próximas de onde ficará a mesa de trabalho? Fique atento aos detalhes estruturais e busque a orientação de profissionais especializados.

2 – Deixe espaço para a circulação

Interior of modern apartment in scandinavian style with kitchen

Decoração Prática: garanta melhor fluidez entre os móveis. 

Móveis e outros objetos da casa devem ajudar, e não atrapalhar. Ao distribuir onde cada item vai ficar, mantenha distâncias confortáveis e que deixem as passagens o mais livre possível – tente criar uma circulação mínima de 60 centímetros. Ter acesso fácil aos ambientes evita estresses e facilita nosso dia a dia.

3 – Aproveite a luz natural e a circulação de ar

Mature woman looking out open window in living room, side view

Decoração Prática: use a luz natural a seu favor. 

Essa é uma dica fundamental não só pela praticidade e economia de energia, mas também como forma de melhorar seu bem-estar físico e mental.

A iluminação artificial serve para complementar a natural. Antes de escolher onde e como usar lustres, luminárias e abajures, avalie qual a função dos cômodos e observe qual é o efeito da luz natural em cada um deles.

Ao favorecer a ventilação natural e ajudar a renovar o ar, observe o estado das janelas e faça sua manutenção – ninguém merece aquele vidro ou persiana que emperra toda hora. Lembre-se de considerar a circulação de ar também ao definir a posição de móveis e eletrodomésticos.

4 – Use as cores a seu favor

Modern bedroom interior design

Decoração Pratica: que tal usar mais cores? 

As cores são um complemento à iluminação e têm influência sobre nosso psicológico. Por exemplo: cores mais frias criam uma atmosfera relaxante e refrescante, enquanto tons quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante. Entender como as cores funcionam ajuda a alcançar o efeito desejado para cada lugar.

 

5 – Pense verde!

Woman Upcycling Wooden Cabinet At Home

Decoração Prática: móvel renovado. 

O planeta também é nosso lar e merece ser cuidado. Além de preferir o uso de materiais renováveis, uma dica sustentável (e econômica) é reaproveitar o mobiliário que já tem. Se estiver cansado daquela peça, você pode dar a ela uma nova aparência ou uma utilidade diferente.

6 – Do it yourself 

Decoração Prática também é mão na massa!

Decoração Prática também é mão na massa! 

Por falar em reaproveitar, que tal seguir a tendência do DIY (do it yourself, ou faça você mesmo)? No caso de móveis, dá para pintar tudo de outra cor, encapar algumas partes (como gavetas) com tecido ou reformá-los por completo.

Hoje em dia, não há desculpa para não tentar fazer um projeto com suas próprias mãos. A internet está cheia de sugestões e tutoriais ensinando o passo a passo para produções lindas e criativas.

Peças criadas por nós contam uma história, carregam a nossa energia e ajudam a deixar a decoração com a nossa cara.

7 – Personalize os ambientes

Decoração Prática: deixe a sua casa com a sua cara!Decoração Prática: deixe a sua casa com a sua cara!

Coloque um pouco da identidade de cada morador na decoração. É bacana que os ambientes reflitam os gostos, os hábitos e as necessidades de quem vive ali. Ninguém precisa se prender à cor da moda ou a um visual (muitas vezes irreal) retratado nas revistas e sites de decoração.

Lembre-se: não há regras! Pense na sua casa com o carinho que ela merece. Observe o que lhe faz feliz e decore tudo de um jeito que faça você contar os minutos para chegar ao seu lugar favorito do mundo: seu lar <3.

8 – Aposte em pequenas mudanças

Friends beginning to remove wallpaperDecoração Prática: o papel de parede pode ser uma solução surpreendente.

Muitas vezes, mexer em detalhes simples e baratos é o suficiente para dar novos ares à decoração.

Veja algumas ideias:

– Paredes ganham vida com uma pintura ou aplicação de papel de parede, quadros estilizados ou até objetos pessoais compostos de maneira criativa – deixe que eles contem um pouco da sua história.

– Adesivos e pastilhas ajudam a mudar o visual de cozinhas e banheiros sem a necessidade de tirar o revestimento.

– Não subestime o poder de cortinas, tapetes e capas para sofás e cadeiras. Até almofadas bonitas e estilosas são capazes de dar uma nova cara ao ambiente.

– A natureza pode ser uma aliada na decoração prática. Plantas naturais embelezam a casa e ainda contribuem para purificar o ar e gerar mais qualidade de vida. Vale tudo: pequenos vasinhos, horta doméstica e até um pomar!

Se diante de tantas possibilidades você tem dúvidas de por onde começar, fica a dica: escolha um ponto focal (pode ser um objeto, um sofá, uma parede) para, a partir dele, decorar o resto do ambiente.

Já está imaginando como ficará sua casa ao colocar todas essas dicas em prática?

Então planeje, se inspire e mãos à obra!

 

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.