Volume de unidades financiadas registra queda de 30% em 2015

RESIMOB EXCEL

O volume de imóveis financiados registrou queda de 30% na comparação com os meses de janeiro a setembro do ano passado, de acordo com dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Até setembro de 2015, 281.119 unidades foram financiadas.

Após forte crescimento desde 2010, o mercado imobiliário enfrenta o seu pior momento. Como outros segmentos do país, o setor foi obrigado a enfrentar as dificuldades da crise atual como a falta de confiança em novos investimentos, o aumento da taxa SELIC, o corte em diversas linhas de financiamento ligados à poupança e o avanço do desemprego.

Sem dispor dos recursos fartos oferecidos até 2014 pelas cadernetas de poupança, cujos saques alcançaram R$ 51,1 bilhões entre janeiro e setembro, o setor da construção civil aprofunda o ajuste, reduzindo o pessoal às vésperas de mais um ano de incertezas.

Numa escala de zero a 200 pontos, o ICST – Índice de Confiança da Construção (ICST), da FGV-Ibre – registrou apenas 63,4 pontos, num levantamento feito com 723 empresas entre 1.º e 23 de outubro.

Os lançamentos também tiveram forte recuo. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), foram lançadas 1.057 unidades residenciais na capital paulista em setembro, uma redução de 74,3% na comparação como mesmo mês do ano passado e de 39,9% ante agosto. No acumulado do ano, o número de lançamentos também recuou para o menor patamar da série histórica.

Fonte: Portal Resumo Imobiliário

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio!

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.