Nova regra facilita crédito de banco à casa própria

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem uma medida para estimular os bancos a ampliarem o financiamento imobiliário. As antigas regras puniam as instituições que financiavam acima de 80% do valor do imóvel. Os ministros alteraram normas para viabilizar esses empréstimos.

Antes, o banco que financiava mais de 80% do valor do imóvel tinha de manter em caixa pelo menos 75% do valor do empréstimo, o chamado requerimento de capital. Em alguns casos de contratos maiores, as instituições chegavam a ter de deixar parados 100% do valor da operação.

Agora, quando o cliente financiar até 100% do imóvel, na medida em que o crédito for sendo quitado e o saldo devedor fique menor que 80% do valor da casa própria, esse requerimento de capital será enquadrado como se fosse uma operação comum, ou seja, a instituição terá de manter em caixa apenas 35% do valor.

Na prática, o CMN tirou a punição para empréstimos mais longos, já que o banco teria de deixar parado um percentual muito maior mesmo com o financiamento próximo do fim. Na visão do Banco Central, isso era uma assimetria, pois o risco de calote seria baixíssimo, com um requerimento de capital muito alto. BC PREVÊ CRÉDITO MAIS BARATO A mudança libera dinheiro da instituição para que ela faça novos créditos e lucre mais.

— Pode baratear (o crédito imobiliário mais longo). Pode ter esse efeito — disse Rodrigo Lara Pinto Coelho, chefe do departamento de regulação prudencial e cambial do Banco Central.

O CMN ainda aprovou um pacote de seis normas para adequar as normas brasileiras às regras internacionais. E criou um capital adicional de até 2% sobre o patrimônio de referência para grandes instituições que, se quebrarem, coloquem em risco todo o sistema. No Brasil, são Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC. Hoje, essas instituições já estão enquadradas na nova exigência.

Fonte: Jornal O Globo

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio!

Esta entrada foi publicada em Notícias do mercado e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.