Cresce expectativa de alta dos imóveis

Resultado de imagem para alta no preço dos imóveis

Por: Valor Econômico – Chiara Quintão

A parcela de quem espera queda de preços de imóveis nos próximos 12 meses caiu de 36% do total para 28%, enquanto a fatia dos entrevistados com expectativa de alta dos valores aumentou de 13% para 17% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre, de acordo com o levantamento Raio-X Fipe-Zap, realizado pelo portal Zap e pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe), sobre perfil da demanda.

Do total dos entrevistados, 28% avaliam que os preços ficarão estáveis. Essas respostas foram dadas por quem pretende comprar um imóvel nos próximos três meses, fatia que corresponde a 41% dos entrevistados. Na sondagem trimestral anterior, 42% dos entrevistados pretendiam adquirir imóvel nos três meses seguintes.

Entre os que têm a intenção de comprar imóvel nos próximos três meses, a fatia dos que consideram os preços “altos” ou “muito altos” caiu de 66% para 64%. Dos que já compraram, a parcela com essa percepção caiu de 49% para 47%, segundo o levantamento. A variação média de preços esperada para os próximos 12 meses é de queda de 3,5%.

Entre os que adquiriam imóvel nos últimos 12 meses, 62% tinham a intenção de destinar a unidade para moradia, e 38%, para investimento por meio de aluguel ou revenda. Cerca de 63% adquiriu imóvel usado. A fatia de operações com desconto foi de 75,1%, a mesma da sondagem anterior. O percentual de abatimento ficou em 8,9%, também estável ante o trimestre passado.

A pesquisa foi realizada de 6 a 28 de abril com 3.837 participantes. Entre os que responderam as questões do Raio-X Fipe-Zap, 58% são homens, 67% têm menos de 50 anos, e 65% possuem renda domiciliar mensal de até R$ 10 mil.

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.