Casas impressas em 3D são inauguradas em Suzhou

Resultado de imagem para Shanghai WinSun Decoration Design Engineering Co

A maior potência de construção no mundo de hoje, a China está em campanha ativa para baixar as emissões de carbono em seus projetos de construção, de acordo com as leis de proteção ambiental nacionais que enfatizam as responsabilidades ecológicas das empresas.

A Shanghai WinSun Decoration Design Engineering Co é um exemplo de empresa chinesa que está abordando questões de sustentabilidade. Ela recentemente utilizou técnicas de impressão 3D e recuperou materiais residuais tanto para a construção tanto de edifícios quanto para decoração interior de duas casas, entre outros projetos. Uma das casas foi baseada no projeto dos Jardins Clássicos de Suzhou, um exemplo bem conhecido da arquitetura chinesa.

Normalmente, seria necessário reunir mais do que uma dúzia de trabalhadores para construir um recinto tradicional no estilo chinês. Um mês atrás, Ma Yihe, CEO da Shanghai WinSun Decoration Design Engineering Co, uma pioneira na impressão 3D de casas, liderou uma equipe de três trabalhadores e terminou de imprimir todos os componentes, a montagem e a decoração do interior em uma semana.

A Winsun é a primeira empresa de alta tecnologia do mundo a construir casas por meio da impressão 3D. Os materiais de construção que ela usa, que servem como a “tinta” para a impressora, são principalmente resíduos de construção e resíduos industriais. Eles garantem a rigidez e a resistência dos materiais e ajudam a reciclar grandes quantidades de lixo da construção civil.

O método também faz sentido na área financeira: a tecnologia de impressão 3D pode ajudar a economizar de 30% a 60% em materiais de construção e de 50% a 80% nos custos de trabalho.

Dois anos atrás, a empresa imprimiu dez casas térreas no Parque Industrial Hi-Tech de Xangai em menos de um dia usando impressoras gigantes com trinta e dois metros de comprimento por dez metros de largura e cerca de sete metros de altura. A Winsun espera que, no futuro, a técnica seja usada em todo o mundo como um meio de fornecer casas baratas e eficientes para famílias de baixa renda. O processo de erigir as casas envolveu a adição de material camada por camada.

Voltada para o mercado de luxo, a casa, que está em exposição no Parque Industrial de Suzhou, na província de Jiangsu, abrange 1.100 metros quadrados e custa pouco mais de 1 milhão de yuans para ser impressa.

Embora o governo não tenha estabelecido qualquer norma para edifícios impressos em 3D ainda, a empresa segue as normas existentes e esses edifícios são tão seguros quanto residências comuns, diz Mr. Ma.

Além disso, as emissões de carbono provenientes do transporte, pó da construção e ruídos também são reduzidos no local de impressão 3D, o que é uma boa notícia para o meio ambiente. O setor da construção civil mundial é responsável atualmente pela emissão de 30 por cento das emissões totais de gases de efeito estufa anuais, de acordo com as Iniciativas para Edifícios Sustentáveis e Clima do PNUMA.

A impressão 3D pode reduzir substancialmente os vestígios de emissões de carbono geradas pela indústria de manufatura, proporcionando, assim, um recurso ideal para o nosso planeta que está sujeito a desastres, de acordo com o especialista de um observatório meteorológico.

“Todos os materiais de impressão são de resíduos de construção ou de resíduos industriais”, afirma o Ma. “O que fazemos é transformar os resíduos para que nos tragam vantagens. Além disso, a nova tecnologia não produz mais resíduos. Todo o processo tem desempenhado um papel na melhoria do ambiente.”

A empresa disse que estabeleceu uma joint-venture com um parceiro dos Estados Unidos e que pretende estabelecer fábricas em países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Marrocos, Tunísia e Estados Unidos nos próximos três anos.

A Winsun já estabeleceu parcerias com várias construtoras e incorporadoras na China. “A tecnologia de impressão 3D é uma revolução no setor imobiliário”, disse Chen Sheng, presidente da China Real Estate Data Academy. “No futuro, mobiliário e casas podem ser customizadas para atender às necessidades de cada pessoa.”

Recentemente, a empresa assinou um acordo de cooperação com a Hyperloop Transportation Technologies, uma empresa ferroviária de alta velocidade, para a impressão 3D de tubulações, estações e plataformas de alta resistência e precisão, para o seu projeto ferroviário de “supervelocidade”.

Fonte: Valor Econômico

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.