Aluguel de São Paulo se estabiliza, mas tendência é de queda

Após três meses de diminuições, o preço de novos contratos de aluguel residencial em São Paulo se estabilizou, com alta de 0,1% em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano.

No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, o resultado representa uma queda de 2,88%, contra uma inflação de 12,1% no período.

“O aumento de fevereiro é bem reduzido, ocorre basicamente por oscilações do mercado. Não significa uma perspectiva de alta nos próximos meses”, diz Mark Turnbull, diretor de locação do Secovi-SP (sindicato do setor).

O aumento se deu principalmente nas regiões mais valorizadas da cidade, onde o proprietário consegue elevar um pouco o valor do aluguel sem perder a demanda, afirma Turnbull.

O resultado também foi puxado pelos apartamentos de dois e três dormitórios, cujos contratos ficaram, respectivamente, 0,3% e 0,5% mais caros.

Enquanto isso, o valor do aluguel em imóveis de um quarto caiu 0,4%.

A projeção para este ano é que os preços continuem em queda, com pequenas oscilações de crescimento.

Mesmo com a diminuição nos preços, Turnbull observa uma estabilidade no volume de contratos fechados.

“Os proprietários ficaram mais flexíveis, mas o mercado de locação tem uma demanda mais estável do que a de venda de imóveis. As pessoas até negociam o valor, mas não têm como deixar de pagar aluguel.”

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Notícias do mercado. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.