Maior ciclovia elevada do mundo é inaugurada na China. Veja vídeo

Por: Gazeta do Povo

Com oito quilômetros, a ciclovia elevada fica na cidade de Xiamen e foi inaugurada na última semana

Projeto da maior ciclovia elevada do mundo, inaugurada recentemente na cidade de  Xiamen, na China. 
Foto: Dissing + Weitling / DivulgaçãoProjeto da maior ciclovia elevada do mundo, inaugurada recentemente na cidade de Xiamen, na China. Foto: Dissing + Weitling / Divulgação

No fim de fevereiro, a cidade de Xiamen, na costa sudeste da China, inaugurou a primeira ciclovia elevada do país. Com cerca de oito quilômetros de extensão, a estrutura é a maior do gênero no mundo.

A construção foi financiada pela prefeitura local com o objetivo de oferecer aos habitantes outras alternativas de transporte, limpo e que evitem congestionamentos e poluição.

Veja vídeo da ciclovia

O projeto é do escritório dinamarquês Dissing + Weitling. Eles explicam que a ciclovia foi desenvolvida “com uma visão que inspira as pessoas a priorizarem as alternativas sustentáveis, como a bicicleta, em vez do automóvel.”

Do ponto de vista urbanístico, ao longo da ciclovia há a inteligente ligação com 13 outros sistemas de transporte público (BRT e metrô), o que facilita a intermodalidade nos deslocamentos. Toda a estrutura liga três centros financeiros e cinco bairros residenciais da cidade.

Estrutura enquanto estava em construção. Foto: Dissing + Weitling / Divulgação

Estrutura enquanto estava em construção.
Foto: Dissing + Weitling / Divulgação

Para completar, há 11 acessos em forma espiral para facilitar a subida montado na bicicleta; estações de bikes públicas e 30 mil pontos de iluminação para garantir a segurança.

Embora o espaço tenha sido pensado para os ciclistas, prevê-se o trânsito de pedestres, sinalizado com cores diferentes.

A estimativa é que apenas no primeiro semestre de 2017 circulem pela ciclovia mais de 3,5 milhões de pessoas.

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.