Como complementar sua decoração com espelhos

Por: imovelweb

Como complementar sua decoração com espelhos

Complementar sua decoração com espelhos pode tornar o ambiente mais sofisticado e até aumentar a sensação de espaço. Confira algumas opções!

Se existe uma  unanimidade no mundo da decoração, com certeza é o espelho. Em ambientes amplos, pequenos, simples ou sofisticados, o uso de espelhos para decorar deixa qualquer ambiente mais elegante, além de combinar com todos os tipos de decoração. O espelho pode ser usado cobrindo uma parede por completa ou em pequenos quadros, como um mero detalhe no conjunto final da decoração.

Vamos listar alguns exemplos de espelhos disponíveis no mercado, assim você pode conhecer e decidir o que fica melhor no seu projeto.

  • Quadrado ou retangular

Geralmente usado em sala ou hall de entrada, esse tipo de espelho pode ser colocado acima de outro móvel (o ideal é que seja um aparador ou um buffet) e combinado com molduras em cores neutras ou coloridas.
O espelho pode acompanhar o cumprimento do móvel ou ser menor que ele.

  • Facetado ou lapidado

São os chamados espelhos sem molduras, porém com uma borda trabalhada com recortes, o que dá um ar mais moderno à peça. Nada mais é do que um espelho com moldura de… espelho!

  • Espelho de Bronze

O espelho de bronze é uma peça fora do tradicional e que empresta um ar de requinte indiscutível a qualquer ambiente. Geralmente combinado com madeira, esse tipo de espelho deixa o ambiente mais aconchegante. É ideal para usar em quarto de casal ou sala de leitura/biblioteca.

  • Espelho Veneziano

Rica em detalhes, esse tipo de peça possui um preço um pouco mais elevado por ser muito trabalhada em detalhes oriundos de uma técnica muito antiga desenvolvida em Veneza, na Itália, dai o nome do artefato. Trata-se de um objeto para ambiente de classe, porém se usada em uma área mais descolada pode criar um bom contraste.

 

  • Espelho Oval

Uma opção mais moderna e que deve ser usada com cuidado, pois pode delimitar o espaço e não produzir a sensação de ampliação do espaço. Use esse modelo em conjunto com portas e janelas também ovais, criando um conjunto harmônico.

Espelho Rústico

Praticamente uma obra de arte, esse tipo de espelho adequa-se em ambientes que utilizam a madeira rústica como decoração.
É importante ter muita atenção à escolha do restante dos objetos para não se tornar destoante do projeto de decoração final.

  • Espelho Decorativo

O espelho decorativo pode ser usado em vários tamanhos, recortes e cores. A definição quem vai dar é o estilo da sua decoração. É uma peça adesiva que não tem qualquer intenção de refletir uma imagem ou ampliar um espaço, ela apenas precisa decorar o ambiente em que foi inserido.

Agora que você já conhece várias possibilidades de decoração com espelho, é bom saber os efeitos que ele pode proporcionar no lugar onde for colocado. Cuidado com a posição onde colocar a peça, principalmente se for um espelho grande. Posicione de forma que o espelho não reflita uma imagem indesejada, como um banheiro.

Também evite espelhos em locais que podem tirar o foco de algo, como atrás de uma televisão ou no escritório. Usar espelhos na sala pode ser ou não uma vantagem, cuidado com o excesso e para não deixar o ambiente desconfortável. Um espelho bem usado, pode até mesmo cobrir a parede toda. Para isso evite o acumulo de objetos, pois eles serão refletidos no ambiente.

Optando por cobrir completamente uma parede de um espaço mais reduzido, o seu ambiente ficará aparentemente mais amplo e agradável e a sensação de quem estiver no local será totalmente modificada. Além de amplitude, o uso de espelho ajuda na iluminação do ambiente. Apenas tome um pouco de cuidado, pois como dissemos, queremos ampliar um espaço e não refletir o acúmulo de objetos e mostrar como o ambiente está desorganizado.


Espelhos podem ser forjados e recortados de várias maneiras, não tenha medo de mesclar e ousar na sua decoração. Se ainda está em dúvida sobre como utilizar uma decoração com espelhos que seja clean e sofisticada, tenha em mente o seguinte:

  • Espelhos quadrados combinam com decorações formais e organizadas;
  • Espelhos retangulares ficam perfeitos em locais pequenos, já que tendem a serem maiores. Esses são os melhores para ampliar espaços;
  • Espelhos redondos combinam com ambientes descontraídos ou delicados e também são ótimos para dar destaque a algo específico;
  • Espelhos com motivos gravados ou geométricos, em forma de triângulos, hexágonos ou octógonos, são ideais para criar quadros decorativos em composição abstrata e psicodélica;
  • Espelhos irregulares ficam ótimos em ambientes descontraídos e descolados, use em decoração de ambientes mais joviais e para criar movimentação no espaço;
  • Espelhos grandes trazem elegância e aumentam a sensação de espaço;
  • Espelhos medianos trazem sensação de conforto;
  • Espelhos pequenos ficam excelentes para completar um projeto de decoração mais discreto.

Apesar dos espelhos se tornarem aliados na decoração, tome cuidado ao escolher os outros itens que vão compor o espaço, afinal queremos belos móveis e itens para refletir!

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.