Aumente a sua casa ou apartamento com dicas de decoração

Aumente a sua casa ou apartamento com dicas de decoração

Nem sempre o bolso pode comprar uma casa com o espaço desejado, mas nem por isso é necessário viver apertada ou em um local sem charme. Com um pouquinho de planejamento e dicas criativas é possível aumentar a sensação de espaço e deixar sua casa ou apartamento um lar verdadeiramente aconchegante. Quer ver só?

Mexa nos detalhes

Se você já está instalada e não quer fazer uma mudança geral na sua casa, invista em detalhes que fazem a diferença. A decoradora Yara Mendes conta que espelhos são ótimos para isso, justamente por duplicar o espaço, fazendo com que pareça maior. Nesse quesito entram todos os objetos metalizados que, devido ao reflexo – ainda que distorcido –, fazem com que o cômodo pareça crescer.

Para quem não é fã dos espelhos, outra é investir em acessórios que criem uma ilusão de espaço. “Usar um painel fotográfico ou papel de parede que dê efeito de profundidade no espaço”, recomenda o arquiteto Robert Robl. A ideia é que, com o efeito de profundidade, a distância aparente se transfira para ambiente, que se torna visualmente mais espaçoso.

Decorando do início

Vai montar uma nova casa ou quer redecorar o seu apartamento? Yara conta que é preciso ter em mente a ideia de criar um espaço para movimento e circulação, seja dos moradores ou convidados.

Para isso, ela sugere tomar medidas de tudo e, na hora de comprar uma mesinha de centro, por exemplo, achar um modelo que fique a pelo menos 50 centímetros do sofá. No caso de móveis mais altos, como armários e estantes, essa distância deve crescer para ao menos 70 centímetros.

Pintando o sete!

No que diz respeito às cores, Robert e Yara afirmam que o importante mesmo é não haver muito contraste visual entre os elementos. “Tem abajur, por exemplo, que é bonitinho e dá para usar e dar um ar diferente. Em áreas grandes, como paredes, cortinas, chão, teto e armário que esses contrastes devem ser evitados”, orienta Yara,

Os profissionais indicam que pode fazer tudo de uma cor só ou de vários tons da mesma cor, o importante é que sejam próximos, para dar o efeito de profundidade e ampliar o espaço. “Se o apartamento for pequeno, usar o mesmo piso em todos os ambientes é uma boa ideia. Se for um piso claro, melhor ainda”, completa o arquiteto Robert Robl.

Ilumine mesmo

Yara conta que as luzes ajudam a ampliar visualmente cômodos pequenos. “Quanto mais luzes, melhor. A preferência é pela luz amarela, que é mais agradável”, destaca a decoradora.

Outra forma de aliar a iluminação à disposição do espaço é colocar as lâmpadas embutidas no teto. “Mandar rebaixar o gesso do teto para embutir as lâmpadas não costuma ficar caro e ainda ajuda a criar uma visão mais ampla do espaço. É baca usar fita de LED para embutir as luzes no teto”, finaliza.

Fonte: Cenariomt.com.br

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio !

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.