Chácara do Jóquei recebe visita de trabalho

 

Gestores e sociedade civil discutiram ideias para o projeto de parque

No último sábado (19/09) aconteceu a primeira visita do grupo de trabalho para a implantação do Parque Chácara do Jóquei. O objetivo da visitação monitorada foi a troca de ideias entre gestores e sociedade civil, pensando em metodologias para a abertura a toda a comunidade.

A reunião no local das futuras instalações do parque contou com a presença da Subprefeita do Butantã, Maria Rosa da Silva, que representava a Vice-prefeita Nádia Campeão, do Chefe de Gabinete da Subprefeitura Butantã, do Coordenador de Educação Ambiental, Renê Costa, e de agrônomos e biólogos que participam do projeto da Prefeitura, além de uma equipe da Secretaria de Cultura. Membros do grupo Movimento Chácara do Jóquei, que participaram da reunião de apresentação do projeto, também contribuíram para a discussão no sábado.

O parque foi dividido em três Núcleos: Pirajussara, que conta com a área do lago, jardins e pomares; Baias, onde haverá o polo cultural; e o Jockey, que possuirá os campos para prática de esportes e pistas de caminhada. Os técnicos discutiram o programa nos três núcleos da chácara, enquanto incorporavam propostas dos membros do movimento.

O parque é visto pelos moradores e pelo governo municipal como um destaque na questão de possibilidades a serem trabalhadas. A grande área com mata diversificada, lago, campos de futebol, construções belíssimas e rica fauna, mostra grande potencial, já que pode abrigar projetos culturais, de lazer e esporte, além da visitação apenas para descanso.

As principais construções antigas serão conservadas e utilizadas em projetos para o parque, como é o caso do picadeiro e do antigo restaurante. Alguns outros prédios, por não estarem em boas condições de uso ou por não apresentarem um retorno quanto ao que foi planejado, serão demolidos.

O futuro parque contará com três entradas (Rua Santa Crescência, Av. Professor Francisco Morato e Av. Monsenhor Manfredo Leite) que devem funcionar com horários especiais para que os animais que vivem ali possam manter sua rotina. Haverá implantação de vegetação típica do Cerrado Paulista e manutenção das espécies nativas de Mata Atlântica.

A entrega do parque foi dividida em fases. A primeira a ser entregue à população, em março de 2016, contará com todo Núcleo Pirajussara e uma parte do equipamento de cultura.

Fonte: site PMSP
Texto e fotos: Ana Elisa Clarim

Krisos Imobiliária, seu lar é o nosso negócio!

Esta entrada foi publicada em Dicas da Krisos, Você conhece o Butantã? e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.