Butantã ganha Casa de Mediação de conflitos

Canal gratuito de auxílio visa diminuir demandas de delegacias e tribunais

A Subprefeitura Butantã abre, a partir do mês de novembro, Casa de Mediação de conflitos, em complemento aos serviços oferecidos pela Praça de Atendimento. Iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, as casas de mediação (espalhadas em várias subprefeituras da Cidade)  buscam resolução pacífica para desentendimentos, com auxílio de mediadores da Guarda Civil Metropolitana.

De acordo com a Coordenação da Política Municipal de Mediação de Conflitos, estudos comprovam que pequenos embates, quando não tratados de maneira devida, tomam grandes proporções, até se tornarem casos de polícia. Assim, desentendimentos entre vizinhos, referentes a barulhos diversos, por exemplo, ou ainda no ambiente escolar (desavenças entre alunos e a diretoria de ensino) estão no rol de situações que podem ser resolvidas no novo espaço.

“A ideia é diminuir os encaminhamentos realizados à justiça ou outros serviços públicos, resultado da carência de diálogo”, explica Marli Martins Nogueira, uma das mediadoras da unidade do Butantã. A agilidade das resoluções também é um diferencial. “Reunimos as partes em conflito e promovemos um acordo, de maneira rápida e objetiva. O resultado é colocado no papel, assinado por todos e com fé pública, já que tem a mesma força de um documento homologado por um juiz”, completa ela.

Os mediadores receberam treinamento a partir de parceria entre o Centro de Formação em Segurança Urbana, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM.

A Casa de Mediação de Conflitos do Butantã é anexa à Praça de Atendimento da subprefeitura (Rua Ulpiano da Costa Manso, 201), e funciona das 8h às 18h. O serviço é gratuito.
Fonte: site PMSP

Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagens: Maurício Celso Martins

Esta entrada foi publicada em Você conhece o Butantã?. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.